Receba dicas de concursos - Grátis

A incômoda frase “é o que tem para hoje” e a possibilidade de você estar dormindo, comendo mosca na vida | Exame da OAB, ENEM, vestibular ou concurso | Daniel Pereira Coach - Treinador de Concurseiros





Olá, Daniel Pereira aqui e vamos direto ao ponto, sem enrolação.


José Augusto (nome fictício, o rapaz é concurseiro e me pediu anonimato) é um ex-aluno meu, de Concórdia, Santa Catarina, que me procurou, dia desses, para tentarmos encontrar soluções.

Papo vai, papo vem (ainda bem que temos whatsApp e wifi), ele entrecortava nossa conversa com a frase “é o que tem pra hoje, professor...”.

Tal expressão me incomodou. Tentarei desdobrar o que penso sobre isso no nosso texto de hoje. Espero que sirva para a sua reflexão, ao mesmo tempo em que o chamo para conhecer a minha metodologia de estudos (clique aqui para conhecê-la).




Vou descrever o caso do meu aluno. Idade de 35 anos, solteiro, mora com os pais, sem filhos, é Técnico Judiciário do TJ-SC e, descontente, quer mudar de ares, trocar de trabalho. Está no último ano do curso de Direito. Estuda o que pode e quando dá. Diz que tem muitos afazeres e… “é o que tem para hoje”.



Se você está prestando atenção na biografia do José Augusto já percebeu que o bordão cunhado por ele virou uma espécie de “muleta” emocional, lugar comum em que muita gente deposita suas esperanças e nem sabe que, também ali, está enterrando, de fato, seu futuro e seus sonhos.



Em outras palavras, a frase repetida traduz uma outra, nosso velha conhecida, que é a de “não há o que fazer”, isto é, fica assim mesmo, "me conformo com a situação".



Quantas vezes nós nos colocamos em situação parecida, em que, bastante incomodados com determinado padrão na nossa vida, caímos inertes e repetimos “é o que tem para hoje” como se só isso bastasse, como se isso já fosse uma resposta para aplacar o nosso desconforto.



Só que as coisas não não se comportam assim. Conheci muita gente com potencial, mas acomodada. Pessoas que serviriam para muita coisa nessa vida, mas, simplesmente, fecharam-se na ideia de que não havia nada a ser feito.



Por outro lado, conheci gente com pouquíssimo talento mas de uma capacidade de luta incrível, pessoas que pensariam muito em usar a expressão “é o que tem para hoje”.


Claro, há situações em que a vida nos coloca numa posição em que não podemos fazer nada. Daí não tem jeito. Mas quando os fatos estão na nossa frente esperando por solução que somente nós traremos, o que fazer, senão arregaçarmos as mangas e partir para a ação?




O José Augusto está tomando consciência disso.

E você, também está numa situação parecida?



O artigo fez sentido?



É isso.


Obrigado por ter lido.
===========================================================


COMO VOCÊ ME ENCONTRA POR AÍ?
Você encontra meu blog aqui:  https://www.danielpereiracoach.com.br
Meu whatsApp: (41) 99643-6871
===========================================================


TAGS  para procura do texto:
#concurso
#concursopúblico
#comopassaremconcurso
#métododeestudo
#coach
#danielpereiracoach
#concursos2018
#dicasdeestudo
#comopassarnaOAB
#OAB
#provadaoab

 
 
Blogger Templates