Receba dicas de concursos - Grátis

Concurso público – uma dica da ciência da administração



O mundo do empreendedorismo, dos negócios, nos ensina muito. Pois é dele que trago a lição de hoje. O que fazer diante dos problemas, senão aplicar o tripé da ciência da administração (diagnóstico, planejamento e ação). É isso mesmo. Estudar para concurso público requer uma estratégia de ponta, algo que os empresários sabem muito bem.

Olá, Daniel Pereira por aqui.


Foram as palavras do parágrafo acima que proferi a um aluno, ansiosíssimo com a falta de resultados e que insistia que estava prestes a desistir. O caso dele era particularmente terrível: estava no décimo mês de um ano sabático. Havia parado somente para estudar nesses doze meses. Fez uma pequena poupança para isso. Família dependia dele e, mais, a namorada estava grávida, esperando um primeiro filho do casal. Situação excepcional envolve solução igualmente extraordinária. Fizemos o DPA (os tais três elementos acima) e o aluno, após ter encerrado o tal ano, voltou ao seu trabalho rotineiro para, mais tarde e em condições melhores, ser aprovado num concurso público.

Ufa, passada a história do aluno, vamos ao assunto.

Começo pelo diagnóstico. Qualquer situação da vida, por mais grave que possa parecer, depende sempre de uma tomada de posição em relação ao que, de fato, está acontecendo. Muitas vezes nos assustamos com determinadas coisas e, no particular, quando as vemos de perto, percebemos que não são tão complicadas. Numa situação de concurso, avaliar a meta, definir onde se quer chegar, mensurar o que já se tem em termos de conhecimento, é a melhor providência.

Planejamento. Após a tomada de posição inicial, é chegada a hora de definirmos o plano. Veja, qualquer situação merecedora da nossa atenção precisa ser solucionada de forma organizada. Há muitos alunos que querem estudar, fazem um bom diagnóstico da situação, mas, na hora de colocar no papel a melhor estratégia, falham. É preciso, aqui, definir o que fazer, qual o caminho, quais armas, como será feito o trabalho, enfim, aqui é o momento de montarmos uma boa estratégia, algo que se encaixe à nossa realidade, que seja racional. Sem isso é impossível alcançar resultados duradouros.

Ação. Nessa parte nada de preguiça. É o momento de colocar em prática todo o planejamento, obedecer ao que foi pensado. Muita coisa se perde nessa fase, infelizmente. Há quem diga que somos peritos em criar ideias, mas a prática, a ação, aí é que são elas. Momento crucial, somente a prática do planejado nos leva a alcançar o êxito desenhado.

Eis o tripé do bom administrador.

Ah, sobre a história daquele meu aluno, o do começo do texto. Após um bom e longo tempo, com bastante entusiasmo, ele foi aprovado no seu concurso-fim. Está na Magistratura do Paraná. Demorou mas conseguiu.

É isso então, valeu por ter lido até aqui.



Algumas considerações, abaixo:

➡️️ Aprenda a estudar comigo - meu livro: https://pages.hotmart.com/e4897762o/e... 
  
➡️️ Ah, me add no whats (41 - 99643-6871) e manda um oi, pra eu lhe enviar gratuitamente áudios e textos exclusivos com histórias e reflexões que irão lhe inspirar a fazer grandes mudanças na sua vida! (só não esquece de me add primeiro ou o whats irá bloquear minhas msgs ) 
  
➡️️ Meu blog, aqui: https://www.danielpereiracoach.com.br 
  
➡️️ Meus e-mail: coachdocanaldoconcurseiro@gmail.com 
  
  
==================================================== 

 TAGS – para procura 
#Concurso 
#Concursopúblico 
#Comopassaremconcurso 
#Métododeestudo 
#Coach 
#Danielpereiracoach 
#Comopassaremconcurso
#concursos2017 


 
 
Blogger Templates