Receba dicas de concursos - Grátis

Agora vai, está chegando a sua hora de ser aprovado.

Agora vai, está chegando a sua hora de ser aprovado.

Olá, como vai, tudo bem?

Eu sou o Daniel Pereira Coach, treinador de concurseiros, treinador de pessoas interessadas na aprovação em concurso e, consequentemente, em tomar posse no tão almejado cargo.

Já me submeti, seguramente, há mais de quarenta concursos (de controlador de voo à Magistratura Federal). Muitos desses concursos foram feitos, por mim, para acompanhar alunos, para me desafiar e para construir uma metodologia de estudos (essa parte fica para um outro dia). Na minha dedicação aos certames públicos, estou há mais de quinze anos treinando concurseiros. Ah, também já fui Professor de Direito Público (Constitucional e Administrativo, sempre procurando descomplicar o Direito). Na semana passada um dos meus alunos trouxe algo sério demais para passar despercebido. Por isso quero compartilhar a experiência.

Disse-me ele: “- Professor, quero tanto ser policial federal, prestei o últimos concurso, treinei, tenho aptidão física, fiquei um ano só estudando para isso e, na hora "h", falhei, fiquei abaixo da nota de corte. Embora deseje muito isso, meu problema é que não me vejo sendo Policial.”

Tais palavras fizeram eco em mim. Será que você não está enfrentando um problema parecido?

Olhe, estudar para concurso tem uma porção gigante de subjetivismo. Desde a decisão de começar até o último instante, estamos nos submetendo a uma vontade latente, bem nossa. Encarar nossos medos e anseios faz parte do caminho. Aliás, a solidão de quem estuda é digna de vida em mosteiro. O recolhimento necessário muitas vezes nos leva a profundas reflexões. Dentre elas pode ser que venha a de “não acreditar”, a de “não se ver lá’.

É preciso acreditar no que se faz. A cada vez que eu creio que consigo minha energia está sendo colocada em ação. E crer, imaginar-se no local do futuro trabalho, construindo imagens mentais poderosas em direção ao sonho... bem, tudo isso alimenta ainda mais a nossa vontade, o nosso desejo de estar lá. 

A imaginação vem sempre antes da ação. Aliás, tudo nasce no mental: das invenções até os grandes projetos arquitetônicos.

E você, acredita no seu sonho? Pensa ser capaz? Ou o que você faz é só “fogo de palha”?

Pense nisso.

Um abraço afetuoso, valeu!
 
 
Blogger Templates