Receba dicas de concursos - Grátis

Concurseiro mais velho descobre concursos para 2017 e choca internautas



Ah, você vai me ler pelo título, não é? Veio pelo sensacionalismo, pela direção que os sites astutos fazem para chamar a sua atenção. Claro que o título tem algo a ver com o que escreverei aqui, mas eu o coloquei para testá-lo.
Cuidado com o que vê por aí.
Mas, no ponto, há muita coisa para acontecer, em termos de concurso público, já no ano de 2017.
Vamos lá?
A reforma da Previdência dos Servidores, que já se cogita no horizonte, deve resultar numa corrida para a aposentadoria. Guardadas as devidas proporções, tal movimentação já aconteceu nos anos de 1998 e 2003.
A despeito da economia ainda instável e a situação caótica de alguns lugares, concursos estaduais e municipais seguem uma tendência de manutenção, isto é, o candidato deve ficar atento às oportunidades que despontarão neste ano. Para isso a preparação é fundamental.
Concursos aguardados para este ano de 2017:
1. Receita Federal
É um edital que pode sair no primeiro semestre, já que o último concurso para auditor e analista já tem quatro anos.
2. Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Em maio ano passado, a ABIN solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorização para fazer concurso para 650 vagas. Veja que a a ABIN está solicitando há quase quatro anos esse concurso. O último concurso para oficial técnico de inteligência e para agente técnico de inteligência foi em 2010 e tinha 80 vagas: 50 para oficial e 30 para agente. Mais de 49,2 mil candidatos participaram do processo.
3. Tribunal Regional do Trabalho (TRT)
Diversos tribunais regionais do trabalho deverão abrir vagas imediatas de analista e técnico. Podem ocorrer já neste ano concursos nos tribunais dos estados de: Tocantins, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
4. Auditor-fiscal do trabalho
A defasagem de auditores- fiscais do trabalho é grande no Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTPS). São mais 1,1 mil postos vagos e, por isso, a expectativa é que um novo concurso seja autorizado neste ano.
5. Câmara dos Deputados
A possibilidade de sair edital é grande e a previsão é de 400 vagas para ensino técnico e superior.
6. Câmara Legislativa do Distrito Federal
O edital para o concurso deve sair fevereiro e maio de 2017 e com oportunidades para todos os cargos.
7. Tribunal Regional Federal
Podem ocorrer concursos para técnicos e analistas nos tribunais da 1ª Região (Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins), da 2º Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo), da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e da 4º Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
8. Delegado da PF
A Polícia Federal tem trabalhado com um efetivo de delegados 30% menor, com quase 500 vagas ociosas. O pedido de concurso da PF é para 558 vagas e, além e delegado, também inclui oportunidades para perito. Vale destacar que no fim do ano passado os salários foram reajustados por lei e subiram para 22.102,37 reais.
9. Juiz do Trabalho Nacional
Em 2017, deve ocorrer o primeiro concurso para juiz do trabalho nacionalizado e não mais pelo Tribunal Regional do Trabalho.
10. Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
O concurso deve selecionar auditores de controle externo, função de nível superior sem exigência de área de formação específica. O salário inicial para a função é de mais de 15 mil reais. O último concurso, com edital lançado em 2013, teve 19 vagas e 155 candidatos disputando cada uma delas.
11. Senado Federal
A necessidade de novos profissionais é grande: são 1.118 cargos vagos. Além disso, estão definidos os requisitos para os servidores que integrarão a comissão organizadora, fato que indica que o órgão está preparando o processo seletivo.

 
 
Blogger Templates